A XI JORNADA LIA PIRES

Lia Pires

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, o Instituto Lia Pires, em parceria com a Escola de Direito da PUCRS, realizou a XI edição da Jornada Lia Pires. O auditório do prédio 32 da PUCRS foi palco de uma vasta programação jurídica que contou com as maiores autoridades nos assuntos discutidos.

O PAINEL DOS CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO E MÍDIA

Neste ano, destacou-se o inédito painel entre os advogados de alguns dos réus do “Caso Boate Kiss” e do “Caso Bernardo”. O tema tratado foi a relação desses casos e de outros de grande repercussão com a mídia. Além do conteúdo jurídico das falas dos advogados Bruno Seligman de Menezes, Jean Severo, Tatiana Borsa e Rodrigo Grecellé, foi um momento de transmissão de experiências práticas aos espectadores sobre como grandes advogados lidam com processos sujeitos a uma exposição tão vasta.

Abertura da XI Jornada Lia Pires

O DEBATE SOBRE GRAÇA PRESIDENCIAL

Também merece relevo o debate entre os professores Marcelo Peruchin e Pedro Adamy acerca do tema tão em voga da “Graça Presidencial e seus limites constitucionais”, mediado pelo jornalista da RBS, Eduardo Matos, cujo enfoque foi o recente decreto editado pelo Presidente da República indultando o deputado federal Daniel Silveira.

Evento Lia Pires 2022

REAPRESENTAÇÃO DO JULGAMENTO DO CASO DAUDT

Além disso, apresentou-se em público, pela segunda vez, o vídeo do julgamento do “Caso Daudt”. A oportunidade foi única para os neófitos do direito, que nunca haviam visto o renomado advogado Oswaldo de Lia Pires em ação nas tribunas, bem como muitos sequer conheciam o famoso caso que marcou a história policial do Rio Grande do Sul.

Evento XI Jornada Lia Pires

A MULTIDISCIPLINARIEDADE DA JORNADA LIA PIRES

A abordagem multidisciplinar pautou os três dias de evento; temas afeitos à psicologia, como o abordado pela dra. Cristina Di Gesu relativo às falsas memórias, ou à medicina legal, como explanado pelo médico Francisco Silveira Benfica e até mesmo ao direito sistêmico, como tratado pela dra. Fernanda Pozzebon, proporcionaram ao estudante uma gama mais ampla de conhecimentos aplicáveis ao direito penal, transcendendo uma linha estritamente dogmática.

Painel Medicina Legal
Painel Direito Sistêmico
Painel Prova Penal e Falsas Memórias

CONTEMPLAÇÃO DAS VÁRIAS CARREIRAS JURÍDICAS

Há de se enfatizar, outrossim, a presença de autoridades para além da advocacia criminal, atividade exercida pelo patrono do evento e que sempre foi a principal categoria contemplada. Esta edição contou com a representação do Poder Judiciário, na pessoa do Desembargador João Batista Marques Tovo, do Ministério Público, por meio do Procurador Federal Douglas Fishcer, e da Polícia Civil, representada pelo Chefe de Polícia, o Delegado Fábio Motta.

Representante do Ministério Público
Procurador Federal Douglas Fishcer
Representante da Policia Civil
Chefe de Polícia Fábio Motta
Representante do Poder Judiciário
Desembargador João Batista Marques Tovo

A PRESENÇA DE OUTRAS UNIVERSIDADES

A tradicional realização do evento na PUCRS não tolheu a presença de brilhantes Professores de outras instituições, como a do decano da UNISINOS, dr. Miguel Wedy, e do professor Nidal Ahmad, da UNISC.

Dr. Miguel Wedy - Decano da UNISINOS
Professor Nidal Ahmad - UNISC

OS CATIVOS DO EVENTO

Sendo a tradição uma marca registrada da Jornada Lia Pires, presenças de figuras cativas no evento não poderiam faltar, como é o caso dos professores Aury Lopes Jr. e Lúcio de Constantino, que participaram de quase todas as edições do evento por nunca perderem a capacidade de fascinar os espectadores com seus métodos eloquentes e espirituosos de tratar assuntos importantes do direito e processo penal.

Painelista do Evento
Palestrante

A GRANDE TRADIÇÃO DA JORNADA LIA PIRES

Por fim, duas personalidades não poderiam deixar de ter a devida distinção: Flávio de Lia Pires e Marco Aurélio Moreira de Oliveira. O primeiro, por representar o legado deixado pelo homenageado Oswaldo de Lia Pires, mantendo a presença da família e do escritório com maestria e propriedade, cumprindo a tarefa de passar para as novas gerações as valiosas lições e conhecimentos jurídicos por tanto tempo assimiladas no desempenho da advocacia criminal. O segundo, por ser um dos grandes ícones do direito gaúcho, tendo ocupado as três funções essenciais no processo penal: juiz, promotor e advogado. Além de grande amigo da família Lia Pires, dr. Marco Aurélio hoje preenche o posto de um dos mais antigos e destacados advogados do Rio Grande do Sul. Em razão disso, teve a honra de realizar o encerramento do evento, lugar sempre ocupado pelo insigne Oswaldo de Lia Pires, cuja memória mais uma vez foi prestigiada com louvor nestes três dias de Jornada.

Encerramento da XI Jornada Lia Pires

Achou a notícia interessante?
Compartilhe ela nas suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

PRÉ AGENDAR A CONSULTA:

Retornaremos o contato assim que possível com as datas disponíveis

Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?