Jornal Correio do Povo publicou nesta quarta-feira (12), na página 24, matéria destacando evento do Mês do Advogado.
No Dia do Advogado, ontem, integrantes da OAB e de diversas entidades da área homenagearam os 65 anos de profissão de Oswaldo de Lia Pires. O reconhecimento veio na forma do Instituto Lia Pires. Criado por iniciativa dos advogados Jader Marques e Flávio Pires, sobrinho de Oswaldo, o instituto deverá dar suporte às Jornadas Lia Pires, organizadas desde 2002 pelo Centro Acadêmico Maurício Cardoso, da Faculdade de Direito da PUCRS. Temos a ideia de ampliar os estudos jurídicos e lutar pela defesa das prerrogativas da advocacia, destacou Marques.
Natural de Montenegro, hoje com 91 anos, Lia Pires começou a carreira no escritório do tio. Após a morte dele em um acidente aéreo em 1950, deu os primeiros passos solos na advocacia de defesa, sua grande paixão. A eloquência nos tribunais e as vitórias o tornaram uma referência. Sei por experiência própria os motivos do seu sucesso. Todos sempre receberam do meu tio Oswaldo um tratamento respeitoso, citou Flávio. O secretário interino da Transparência, Francisco Luçardo, participou da cerimônia e leu mensagem da governadora Yeda Crusius.
Após discursos e exibição de vídeo com imagens suas, Lia Pires se levantou para agradecer. Antes de percorrer os olhos pelo discurso, se permitiu um momento de improviso: Estou sem palavras. Confesso que fiquei impressionado com o que foi dito a meu respeito.
Lia Pires é um ícone para todos nós. É com base nos seus exemplos como advogado e cidadão que seguiremos nossa trajetória de advogados, Claudio Lamachia, presidente da OAB/RS.